22 dezembro 2015

Contra o golpe, pela democracia!


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará (SINTSEF/CE) vem de público repudiar a tentativa de golpe contra a democracia brasileira através do processo de impeachment, sem nenhuma prova ou delito por parte do executivo federal.

Não é razoável que 54 milhões de votos conquistados por quem venceu as eleições para presidente da república que obedeceram aos preceitos constitucionais, sejam desprezados por uma minoria de parlamentares. O impeachment, aliás, foi instaurado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, numa reação vingativa por estar prestes a perder o mandato, dado os inúmeros processos de corrupção. Por trás da manobra, uma articulação feita por parlamentares com ficha suja e sem qualquer credibilidade.

Estes que querem afastar a Presidenta – legitimamente eleita – de seu cargo são movidos pelo revanchismo típico dos que não assimilaram a derrota nas urnas. Disseminam um discurso de ódio e afrontam o estado de direito, querendo tomar o poder a qualquer preço. Não respeitam sequer a memória dos que perderam a vida na luta contra a ditadura militar, para que nosso povo exercesse hoje a plenitude da sua liberdade política.

Não há sequer motivos racionais que embasem a tese do impedimento, à luz da própria Constituição. Não se trata de proteger um governo ou um partido: trata-se de respeitar as regras do jogo democrático, a vontade da maioria e a segurança das instituições. Há críticas à atual gestão? O julgamento soberano sobre o assunto deve ser feito pelo povo, em novas eleições, dentro do período estabelecido em lei.

Qualquer coisa, além disso, é golpe. Não aceitaremos que a sombra do fascismo e da ditadura recubra de autoritarismo, novamente, a classe trabalhadora deste país. Em nome da liberdade e da igualdade de direitos, estaremos prontos a fazer valer, nas ruas, a voz da resistência!

A Direção Colegiada

Comentários Comentar