22 abril 2016

Encontro discute questões dos trabalhadores da saúde


Ocorreu no último dia 19, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal (SINDSEP-DF), o Encontro Nacional dos Trabalhadores da Saúde, do qual participaram os coordenadores do SINTSEF/CE, Adriano Duarte e Flávia Saboia. O evento reuniu 81 delegados (as) e 03 observadores, dentre trabalhadores do Ministério da Saúde, FUNASA e SESAI, representando 20 estados da Federação.

Dentre as discussões teve destaque as crises política e econômica pelas quais passam o país, tendo em vista que  comprometem a pauta reivindicatória dos servidores federais.

A necessidade de barrar o PLP 257/16, chamado de pacote anti-serviço público, também foi colocada como imprescindível e urgente, sendo tirado como encaminhamento a articulação junto à CUT para organização de um debate incluindo a esfera municipal, estadual e federal.

Vários pontos passíveis de pressão da categoria foram destacados, dentre eles: busca do cumprimento ao termo assinado entre Condsef, Planejamento e IEC; a busca da imediata redistribuição para o Ministério da Saúde dos servidores da Funasa que atuam em Atenção Básica à Saúde; intensificação das ações para resolver problemas da insalubridade e Gacen dos servidores, além da criação da Gratificação de Atividade em Saúde Pública (GASP). A regulamentação da jornada de trabalho na Saúde Indígena do servidores que trabalham em aldeias também compõe a lista de demandas.

 

Comentários Comentar