03 abril 2019

SINTSEF divulga relatório final de pesquisa sobre saúde do trabalhador federal


A pesquisa, realizada pela Coordenação e Coletivo de Saúde do Trabalhador, demonstrou o abandono do governo aos órgãos públicos e o não cumprimento das normas de Segurança e Saúde do Trabalhador

A pesquisa realizou um diagnóstico das condições de trabalho dos(a) servidores(as) filiados(a) ao SINTSEF nos 48 órgãos federais em todo o estado do Ceará, sob o ponto de vista dos(as) próprios(as) servidores(as). Foram consideradas várias situações potencialmente causadoras de adoecimento e incidentes/acidentes. O estudo abrangeu uma amostra de 812 servidores(as), correspondendo a 19,6% dos filiados ativos. O estudo foi desenvolvido por região, para isso foram visitadas as 8(oito) delegacias sindicais de base do SINTSEF, incluindo a capital Fortaleza, a região metropolitana e o interior do estado.

As entrevistas com os servidores envolveram o preenchimento dos questionários pela equipe responsável e aconteceram nos próprios locais de trabalho. Esta metodologia possibilitou um diagnóstico sobre as condições de trabalho e as situações de agravo à saúde a que os(as) trabalhadores(as) estavam expostos(as).

Os resultados da pesquisa “Avaliação das Condições de Trabalho dos(as) Servidores(as) Ativos(as) e Filiados(as) ao Sintsef/Ceará” foram publicados na tradicional Revista Proteção, edição de setembro. Entre os anos de 2016 e 2017, o Sintsef realizou seminários com os servidores para apresentar os resultados e encaminhou uma série de recomendações aos governos federal, do estado do Ceará e ao Ministério Público do Trabalho.

Pressão alta, dores na coluna, problemas respiratórios, gastrite, artrose, estresse e depressão estão entre os males mais recorrentes apontados na pesquisa. Os dados levantados subsidiaram o SINTSEF no encaminhamento de medidas preventivas e corretivas aos gestores dos órgãos abrangidos pela pesquisa, fazendo com que implementem ações visando garantir ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e decentes.

Baixe aqui o relatório final

Na foto temos um dos seminários de devolução da Pesquisa.

Comentários Comentar