Quer se aposentar? Saiba quais são os documentos necessários
A ameaça da reforma da Previdência, o envelhecimento da categoria e as dificuldades encontradas pelas servidoras e servidores ao exercer suas atividades diante do atual desmonte do serviço público tem provocado o aumento no número de solicitações de aposentadorias nas autarquias federais. Saiba qual a documentação deve ser entregue no setor de Recursos Humanos dos órgãos para dar entrada no processo de solicitação da aposentadoria.
Xerox acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:
- Último contracheque;
- Documento de Identidade (RG);
- Título de eleitor ou comprovante da última votação;
- CPF;
- PIS/PASEP;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento;
- Declaração do imposto de renda (completo);
- Data do início do exercício;
- Comprovação de contrato em outras instituições, se houver, constando a carga horária, e comprovação de outras aposentadorias (pensão);
- Termo de opção: No momento de requerer a aposentadoria é preciso assinar o Termo de Opção para incorporação das Gratificações de Desempenho e o Termo de Opção para incorporação da GACEM (documentos separados).
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