29 janeiro 2021

Sintsef realiza assembleia com trabalhadores e trabalhadoras da EBSERH em ambiente virtual


No último dia 27 foi realizada a assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras da EBSERH no Ceará. A reunião virtual teve como pauta o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021, que vem enfrentando impasses causados pela irredutibilidade e propostas absurdas da direção da empresa, como o não reajuste de salários e benefícios, além de também terem se mantido irredutíveis sobre a proposta que muda a base de cálculo da insalubridade.

Participaram da reunião representantes do SINSTEF com seus diretores e assessoria jurídica, representante da CONDSEF/FENADSEF, da Comissão Nacional dos Empregados da EBSERH e filiados do sindicato. Segundo o representante da Condsef, o secretário geral Sérgio Ronaldo, no último dia 20 a empresa informou que chegou ao “limite” do que poderia ser “oferecido” ao conjunto de empregados e empregadas. A princípio, a empresa negou todas as 65 pautas entregues ainda em 2019, e até o presente momento, está mantendo a rejeição de 52 cláusulas desse montante. “Significa dizer que esses generais, tanto o general Oswaldo de Jesus (presidente da EBSERH), o general Pazuello (min. da Saúde), todos os generais que estão tomando de conta dos setores públicos estão demonstrando sua incompetência e falta de compromisso com os servidores, com os trabalhadores, com os empregados e com o setor público do nosso país”, destacou Sérgio.

A assessoria jurídica do Sindicato apresentou aos presentes os processos que já estão em andamento, como a reivindicação de um percentual de 40% referente a insalubridade para todos os trabalhadores e a questão da preexistência que, atrelado ao ACT, vem sendo debatida desde 2019. É importante salientar que, ao que parece, a empresa está usando a insalubridade como moeda de troca: pode conceder a preexistência em detrimento da insalubridade sobre o salário base, indo para o salário mínimo.

Como encaminhamentos, a assembleia decidiu que será realizada uma nota virtual unificada para todos os empregados e empregadas conscientizando sobre a atual situação que vem sendo enfrentada e, assim, preparar uma grande mobilização de enfrentamento a essa crise.

Comentários Comentar