13 maio 2021

Trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh decretam greve a partir de 17 de maio


Ceará e mais 16 estados decretam greve nos hospitais universitários geridos pela Ebserh

Há mais de um ano em processo de negociações do ACT 2020/2021, as empregadas e os empregados públicos da Ebserh estão cansados da falta de diálogo com a Empresa que faz a gestão dos hospitais das universidades federais no Brasil. Mesmo arriscando suas vidas durante a pandemia, trabalhando em meio a falta de materiais e com jornadas extenuantes durante a pandemia da Covid-19, a empresa segue tentando tirar direitos como o do adicional de insalubridade, o acompanhamento a familiar em tratamento médico, sem falar na falta de reajuste salarial.

Diante dessa situação, os trabalhadores e trabalhadoras, em conjunto com a Condsef/ Fenadsef deliberaram por consultar as bases nos estados para a realização de um movimento paredista. Em Fortaleza, no Ceará, a Assembleia foi realizada ontem, pela manhã, 12 de maio, de forma virtual pelo aplicativo zoom. Com a participação de 89 pessoas, 63 (70,8%) votaram a favor, 19 (21%) contra e 07 (7,9%) se abstiveram. Portanto, ficou aprovada a realização da greve por prazo indeterminado, a partir da zero hora do dia 17 de maio de 2021, com concentração em frente às Ilhas do Complexo Hospitalar da UFC.

Outros 16 estados (PB, RN, PI, PR, RJ, AM, MG, BA, GO, SC, TO, ES, RS, MA, SE, MS) também já decretaram greve. A realização de assembleias, a exemplo da de Fortaleza, foi uma deliberação da Plenária Nacional, realizada de forma virtual no último dia 27 de abril pelos representantes de cada estado em conjunto com a Condsef/ Fenadsef.

Tentativa de mediação no TST

A tarde, a Confederação participou de uma reunião com o Tribunal Superior do Trabalho para tratar da mediação do ACT da categoria. 

Em Mediação do TST entre EBSERH e Entidades Sindicais, a Empresa informou ter encaminhado três propostas ao SEST e que todas tratam de alterar o Indexador de Cálculo de Insalubridade dos Trabalhadores. Nesse sentido, as Entidades Sindicais informaram ao Ministro do TST não ter autorização dos Trabalhadores para negociar proposta nesse sentido, e que pela posição da EBSERH, Está Mantido a Greve a partir de amanhã(13/05/2021).

A EBSERH protocolou Dissídio de Greve. Então SOLICITAMOS aos trabalhadores que fiquem atentos.

Comentários Comentar