Conab anuncia novo Plano de Demissão Incentivado
Mesmo com o preço dos alimentos subindo, Governo Bolsonaro segue desmontando políticas que combatem a insegurança alimentar no Brasil
A Diretoria Executiva da Conab divulgou ontem, 07/12, o 9º Plano de Desligamento Incentivado (PDI) da Conab, com período de adesão entre os dias 08 e 23/12/2021 e desligamentos até 12/01/2022. Para o Sintsef-Ce, a iniciativa, além de prejudicar os empregados e as empregadas públicas, é mais uma tentativa de desmonte da política de abastecimento dos alimentos no país, pois abre portas para a extinção e privatização da Conab.
O Sintsef orienta não aderir ao Plano. Os trabalhadores da Conab questionam todo o processo do PDI de Bolsonaro. Enquanto a Conab levou dois anos para preparar a proposta, concede 15 dias para que os trabalhadores decidam sobre como será o resto de suas vidas.
Em Maio de 2021, o Dieese denunciou o desmonte da Conab vivido desde o golpe que colocou Michel Temer na presidência. De 2016 para cá, foram fechados 27 armazéns da Empresa Pública. Como consequência, os estoques de alimentos da Conab vêm caindo, até chegar a um nível próximo de zero, o que entre outros fatores impactam os preços, por reduzir a oferta.
O momento para o PDI não poderia ser mais infeliz, segundo dados do IBGE um quarto da população brasileira, 52,7 milhões de pessoas, vive em situação de pobreza ou extrema pobreza, 25% da população do país. Com o crescimento da inflação e dos preços dos alimentos, era para o Estado investir na Conab como estratégia para reduzir a fome. Pois além de responsável pelos estoques, a Conab também é a principal compradora de produtos da agricultura familiar.
Comentários Comentar