Direção Colegiada do SINTSEF retoma reuniões presenciais
O sentimento de emoção marcou o momento. Ao final um calendário de atividades para 2022 foi aprovado.
Na manhã desta sexta-feira (11), aconteceu a primeira reunião presencial da Direção Colegiada do SINTSEF desde o início da pandemia da Covid-19. O sentimento de emoção marcou o momento que começou com uma saudação da Comissão nomeada em 18 de março de 2020 para encaminhar os trabalhos do Sindicato durante o tempo de crise sanitária. Foi realizado um balanço da atuação sindical e confirmado momento de retorno presencial das reuniões da Direção Colegiada do SINTSEF.
Em seguida, o grupo ouviu uma análise de conjuntura que contou com as falas Sergio Ronaldo, secretário geral da Condsef e Marcelo Carlini, da Direção do Sintrajufe-RS. Os dois participaram de forma virtual, pela plataforma Zoom. Em debate os impactos da guerra da Ucrânia no Brasil e os desafios dos servidores públicos federais ma luta pelo reajuste linear para toda a categoria. Após o debate, a reunião continuou com informes das coordenações e individuais.
A reunião também contou com uma homenagem aos companheiros de luta falecidos em decorrência da Covid-19. Teve minuto de silêncio e ao final uma música do saudoso Geraldo Costa foi ouvida. Na letra, ele convida todos os servidores federais a participarem das lutas dos trabalhadores.
Confira os encaminhamentos aprovados na reunião hoje
1- Realizar um seminário de Planejamento da Comunicação do SINTSEF, nos dias 13 e 14 de maio de 2022, com a participação da Direção Colegiada e dois membros de cada Delegacia Sindical (o coordenador de comunicação e o outro definido pela delegacia).
2- Realizar a reunião presencial do Conselho de Delegados de Base, no dia 14 de maio de 2022 com a pauta: análise de conjuntura e a convocação para o 13º Congresso do SINTSEF;
3- Realizar um treinamento com as(os) funcionárias(os) do SINTSEF lotadas(os) nas delegacias sindicais, nos dias 23 e 24 de março de 2022. Essa formação terá como objetivo prepará-las(los) para prestar atendimentos e informações jurídicas aos filiados do interior. Também poderão participar dois membros de cada Delegacia Sindical (o coordenador jurídico e o outro definido pela delegacia).
4- Realizar no próximo 16 de março, o Dia Nacional de Lutas dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará, em frente à Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC – UFC, nas Ilhas), a partir das 7h.
5- Realizar as reuniões da Direção Colegiada de forma quinzenal, sendo na segunda sexta-feira de cada mês presencial, e na quarta sexta-feira de cada mês na modalidade virtual;
6- Participar no próximo 23 de março, em Quixadá da manifestação por ocasião da visita do presidente da república à cidade.
7- Encaminhar ofício as delegacias orientando o retorno ao atendimento presencial dos filiados (anexar o Plano de Contingências com os Protocolos Sanitários do SINTSEF).
8- Impulsionar em aliança com o conjunto do movimento sindical e popular a criação dos COMITÊS DE LUTA em defesa da classe trabalhadora, pela vida e democracia.
Comentários Comentar