17 maio 2022

Nota de apoio a Nonato Lima e contra a censura na Universidade Federal do Ceará


A Direção Colegiada do SINTSEF/CE vem a público expressar solidariedade a Nonato Lima, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) que até ontem Coordenava a Rádio FM Universitária e esteve 26 anos a frente do Programa Rádio Livre, apoiado pelo SINTSEF, onde entre outros temas da conjuntura política, abordava a luta sindical.

Nonato Lima resistiu o quanto pode as tentativas de censura à Rádio Universitária FM, desde que Cândido Albuquerque, atual reitor da Universidade nomeado em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, que desrespeitou o resultado da eleição da comunidade acadêmica. O desfecho dessas investidas ocorreu ontem com o desligamento do professor da Coordenação da rádio.

Segundo nota do Curso de Jornalismo da UFC, a administração, por meio da gestão da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), à qual a Rádio Universitária é vinculada, chegou a sugerir que restrições à músicas que expressassem aspectos da cultura ligadas a religiões afro-brasileiras, bem como a inclusão nos programas de jornalismo de discussões com pontos de vista de negacionistas e de extremistas de ultra-direita, em franco desrespeito aos princípios jornalísticos adotados pela redação.
Lembramos que a Rádio Universitária, bem como a UFC são patrimônios de todos os cearenses e por isso todos devem lutar pela democracia e o desenvolvimento da ciência com autonomia e respeito ao papel educativo que essas instituições possuem.

O Programa Rádio Livre sempre fez muito pela organização sindical em Fortaleza. O SINTSEF declara que o espaço de Nonato Lima segue garantido em nossas mídias e espaço onde estivermos. Seguimos nas fileiras por uma comunicação popular e democrática, apoiando a difusão da informação que liberta e provoca reflexão.

Que tempos sombrios são estes, que nos remetem a ditadura militar de 1964?
Por Democracia e Fora Bolsonaro!

Comentários Comentar