01 março 2023

Negociações avançam e governo responderá a contraproposta dos servidores até sexta, 3


Uma nova rodada da mesa de negociação permanente com o governo, que discute reajuste emergencial para o funcionalismo, foi realizada nesta terça-feira, 28. Na primeira reunião do dia 16 de fevereiro, o governo apresentou uma proposta de 7,8% de reajuste, além de 43,6% no vale- alimentação. Ontem os servidores apresentaram a contraproposta, onde pediram o reajuste de 13,5% O governo pediu prazo até a próxima sexta-feira, 3 de março, para dar uma resposta e uma nova reunião foi agendada para terça-feira, dia 7. Independente de qual seja o indíce de reajuste, o governo já afirmou que será aplicado em cima da remuneração, ou seja, do vencimento base e das gratificações.
Há, também, a necessidade de ampliar não só os valores do auxílio-alimentação, mas também o auxílio saúde, sendo esta uma grande demanda da categoria, principalmente daqueles que recebem salários menores que a maioria.
Outro ponto discutido foi a solicitação das entidades de que o governo revogue uma série de instrumentos instaurados pelo governo anterior, como decretos e portarias, de práticas antissindicais e perseguição aos servidores.
Confira a seguir, os demais pontos pautados durante a reunião:
01) Manutenção do reajuste dos salários em 27%;
02) Discussão imediata da Campanha Salarial 2024 com o governo, reconhecendo as perdas históricas dos últimos seis anos;
03) Correção dos benefícios sociais e elaboração de projeto de isonomia com outros poderes no valor do auxílio alimentação;
04) Instalação imediata das mesas setoriais de negociação;
05) Definição das regras do processo de negociação.

Comentários Comentar