08 março 2023

8 de Março – Dia Internacional da Mulher


O 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, entrará à história neste 2023 porque vem na esteira da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, que, ao ser eleito presidente da República, com maioria feminina de votos, colocou fim a um período tenebroso inaugurado com o golpe de 2016 e aprofundado por um governo de ultradireita, tendo à frente um presidente misógino, que ataca e odeia as mulheres como nenhum outro na história recente deste país. As mulheres são maioria do eleitorado brasileiro (52,65%).

No rastro de uma destruição generalizada, durante quatro anos, o governo derrotado destruiu grande parte das políticas públicas conquistadas pelas mulheres e implementadas pelas gestões de Lula e Dilma. A nossa luta nunca esmoreceu. Resistimos, seguimos e mostramos a força das mulheres e do movimento sindical, que agora retomam espaços confiscados por brancos, ricos e conservadores que reinaram no governo até dezembro de 2022.
Vemos no retrovisor dessa história recente que os casos de violência contra mulheres e feminicídio explodiram desde 2017, segundo várias pesquisas e mapas da violência. Em 2022, a cada dia, quatro mulheres foram assassinadas pelo simples fato de serem mulheres, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança.

Portanto, uma palavra para o dia de hoje é respeito. Este é o presente que que as mulheres desejam não só no Dia Internacional das Mulheres, mas em todas as datas do ano e da vida. As flores são bem vindas, tanto quanto os abraços e desejos carinhosos. Mas o que fortalece a luta é a esperança de que haverá um dia em que homens e mulheres respeitarão as atitudes, as escolhas, forças e fraquezas de cada mulher: as que são mães e as que não querem ser, as que querem a lida do trabalho doméstico ou as que lutam em qualquer profissão. O que fortalece a luta é a esperança no fim do feminicídio, fim da desigualdade de gênero, fim da violência, física e psicológica.
Conclamamos os homens de bem para aderirem a luta das mulheres. A luta é longa e árdua e, por tudo isso, estamos unidas e unidos.

Feliz Dia das Mulheres!
#8M #Mulheresquelutam

 

 

 

 

Com informações: Cut Brasil

Comentários Comentar