26 julho 2023

Central Única dos Trabalhadores: 40 Anos de Luta e Conquistas


Há 40 anos, em um cenário de repressão e desafios, nascia a Central Única dos Trabalhadores (CUT), marcando um importante capítulo na história da luta sindical no Brasil. Desde sua criação em 28 de agosto de 1983, a CUT enfrentou grandes obstáculos para se consolidar como uma entidade representativa e democrática, buscando sempre a defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Nesse contexto, o Sintsef-CE se sente honrado em fazer parte dessa trajetória de luta e conquistas, apoiando na construção e no engrandecimento da entidade. Ao longo desses 40 anos, a CUT enfrentou momentos difíceis, como a repressão militar, a crise econômica, a reforma trabalhista e, mais recentemente, os desafios trazidos pela pandemia e pelo (des)governo nefasto da extrema direita. Porém, mesmo diante das adversidades, a CUT se reinventou e se reorganizou para continuar representando os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do país.

Para Luiz Marinho, atual ministro do Trabalho e Emprego e ex-presidente da CUT, é fundamental valorizar o passado e a memória daqueles e daquelas que lutaram, reconhecendo a importância do acúmulo de experiências ao pensar no futuro. O momento é de combater a desigualdade, preconceitos e assédios no ambiente de trabalho, além de buscar novas formas de organização do trabalho.

Com a criação da CUT, desafiando a legislação sindical da época, a entidade se tornou a primeira central sindical do país a ser lançada pela base. Desde então, a entidade se expandiu e se tornou presente em todos os ramos de atividade econômica do Brasil, contando com centenas de entidades filiadas, milhões de associados e trabalhadores na base.

Chegar aos 40 anos com essa força e representatividade é uma prova de que a classe trabalhadora é capaz de superar desafios, resistir e construir um futuro mais justo e igualitário para todos. É nesse espírito de celebração e renovação que nos dias 29 e 30 de julho será realizado o 15º Congresso Estadual da CUT Ceará, no auditório do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni 7), no bairro Eng. Luciano Cavalcante, que tem como tema: “40 anos: Luta, direitos e democracia que transformam vidas!”.

O Sintsef-CE estará presente no evento, e aproveita para convidar a todos(as) a estarem presente no evento principal e no Ato Político e Cultural, com o  ator e diretor Silvero Pereira, que acontecerá no dia 29 de julho, a partir das 18h na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará – Seeb, localizado na rua 24 de Maio, 1289 – Centro.

O Sintsef-CE se orgulha de fazer parte dessa história e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e interesses dos servidores públicos federais no estado do Ceará e em todo o país.

Comentários Comentar