02 agosto 2023

Trabalhadores da Ebserh recebem retroativo do auxílio-alimentação


Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) receberam este mês o pagamento retroativo referente ao reajuste do auxílio-alimentação. O tema foi um dos entraves centrais ao longo do processo de negociação do ACT 2023/2024. O ponto de virada aconteceu quando o jurídico da Condsef/Fenadsef fez uma consulta à direção da empresa para saber se havia concordância na retirada do processo que estava no TST impedindo o reajuste de 11% nos benefícios.
A empresa concordou em pagar os 11% se também as demais entidades que compõem a mesa de negociação retirassem os recursos no TST e os empregados aceitassem a proposta de firmar o ACT. Após assembleias em todo o Brasil, a maioria dos trabalhadores acatou a proposta e o ACT pôde ser finalmente assinado.

O reajuste do auxílio-alimentação ficou então dividido em dois percentuais: 11% (retroativo a março de 2022) e 4,92% a partir de março de 2023. O ACT ainda garante reajuste salarial de 4,92% com aplicação na folha de julho a ser paga em agosto.

Dúvidas
Alguns empregados da Ebserh estão reportando prováveis erros nos cálculos do valor que receberam referente ao pagamento do auxílio-alimentação. Nesses casos, a orientação é de que aqueles que ficarem com dúvidas procurem diretamente a empresa e questionem. Um dos meios é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) onde o empregado pode deixar dúvidas e buscas por esses esclarecimentos junto à empresa.

Discussões do GT
O ACT 2023/2024 também assegurou a criação de Grupos de Trabalho (GTs) que vem se reunindo semanalmente desde o mês passado. O calendário dos encontros foi divulgado pela direção da Ebserh e debatem temas como plano de carreira, progressão, adicional de titulação, seguro de vida, previdência complementar, licenças, afastamentos e combate ao assédio.

 

Comentários Comentar