27 setembro 2023

Sintsef-CE e servidores do DNOCS buscam apoio parlamentar para concurso público e reestruturação do órgão


Na manhã desta quarta-feira (27), a direção colegiada do Sintsef-CE, em conjunto com servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), estiveram em reunião com o deputado estadual De Assis Diniz. O encontro teve como propósito debater assuntos de fundamental interesse para o órgão e seus servidores.

O cerne da reunião foi solicitar agilidade da autorização para a realização de concurso público, que se encontra em análise no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) desde maio de 2023. O DNOCS, vinculado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), formalizou um pedido de novo edital de concurso público junto ao MGI, o qual atualmente aguarda o aval da referida pasta governamental. No entanto, a data limite para adesão do órgão ao Concurso Unificado é o dia 29 de setembro de 2023, por isso a urgência e pedido de auxílio ao deputado De Assis. O deputado, no momento da reunião, realizou telefonema direto com o Ministro de Estado de Relações Institucionais, solicitando essa agilidade, o que se comprometeu.

É fundamental ressaltar que, em 16 de agosto, a direção do DNOCS, acompanhada por parlamentares, compareceu em Brasília para uma audiência presencial no MGI, com o propósito de enfatizar a necessidade de uma análise mais ágil do caso em questão. Essa demanda foi reafirmada por escrito no dia 20 de setembro, por meio de um ofício encaminhado ao Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (Ofício nº 862/2023/DG), no qual se solicita com urgência a autorização para a realização do concurso público no âmbito do DNOCS.

Como parte dos esforços empreendidos durante a reunião, foi entregue ao deputado De Assis Diniz o Relatório do Encontro Nacional dos servidores do DNOCS, realizado no último dia 14 de setembro de 2023, bem como a minuta da proposta de reestruturação do DNOCS, aprovada no referido encontro. Essas documentações visam oferecer subsídios para uma compreensão completa dos desafios e das necessidades do órgão, bem como das soluções propostas pela comunidade de servidores.

Durante a reunião, o deputado De Assis encaminhou o requerimento para a realização de uma Audiência Pública em comemoração aos 114 anos do DNOCS, que será celebrado no dia 21 de outubro de 2023. Tal evento não apenas destaca a importância histórica do órgão, mas também proporcionará um espaço democrático para o debate de questões essenciais para o seu futuro.

O encontro de hoje entre a direção colegiada do Sintsef-CE, servidores do DNOCS e o deputado De Assis Diniz reflete o compromisso mútuo de buscar soluções que fortaleçam o órgão e atendam às necessidades e as reivindicações dos servidores e da sociedade. A mobilização em prol da autorização do concurso público e da reestruturação do DNOCS é um passo importante em direção a um serviço público mais eficiente e alinhado com as demandas do país.

Comentários Comentar