03 outubro 2023

Sintsef-ce participa de Dia Nacional de Lutas contra PEC 32 em atos na capital, no interior e em Brasília


Na manhã desta terça-feira (03), o Sintsef-CE participou de maneira ativa das manifestações do Dia Nacional de Lutas, que acontecem em todo o país, para chamar a atenção de toda a sociedade, e poder público, contra os malefícios da PEC 32 (Reforma administrativa) idealizada por Bolsonaro/Guedes; a necessidade imediata de uma reestruturação do serviço público a nível nacional e a campanha salarial dos servidores(as) e empregados(as) federais.
Na capital, Fortaleza, o ato começou durante o período da manhã na Praça da Bandeira, no centro, com a distribuição de panfletos conscientizando a população sobre os riscos da reforma e o porquê de mais e melhores investimentos no serviço público. Diversas entidades representativas estiveram na ocasião e fizeram o uso da palavra em um carro de som manifestando sua opinião contrária a emenda.

No norte do estado, no município de Sobral, o ato foi marcado por uma manifestação de servidores(as) públicos federais, que se concentraram na Praça de Cuba e também exigiram que a PEC 32/20que o presidente da Câmara Artur Lira quer levar para votação, seja barrado. Em Brasília, o Sintsef-CE também e esteve presente nos atos que se concentraram em frente ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI).

Denúncias contra a PEC

As organizações sindicais que atuam em prol dos funcionários públicos no estado do Ceará denunciam que a PEC 32/20 apresenta um argumento enganoso de modernização do setor público. Este projeto de Bolsonaro/Guedes e Lira nada mais é do que a privatização dos serviços públicos, que hoje são totalmente gratuitos, mas que amanhã podem ser pagos como em qualquer atendimento feito por empresas. Além disso, a proposta tem ainda o potencial de facilitar a corrupção ao tirar a estabilidade do servidor e abrir caminhos para contratação de pessoas apadrinhadas por políticos sem compromisso com a qualidade do serviço prestado e a ética pública.
Segundo o coordenador geral do SintsefCE, Roberto Luque, “A Reforma Administrativa representa uma ameaça direta aos nossos direitos e à qualidade dos serviços que oferecemos. Nossa união é essencial neste momento. A presença ativa de todas as entidades sindicais e centrais de trabalhadores demonstra a força da nossa coletividade”, afirma.

Campanha Salarial em pauta

Os servidores também reivindicam a valorização da categoria com a garantia do reajuste do piso salarial de 2024 que está previsto para ser de menos de1%. Segundo Flávio Inácio, coordenador Geral do Sintsef-CE, “Apesar do reconhecimento de que é preciso avançar e garantir mais e melhores serviços públicos à população. O governo ainda não apresentou propostas efetivas de como esses avanços devem acontecer. Conseguimos recuperar 9%, dos 27% perdidos durante o governo Bolsonaro, mas precisamos que esse valor seja reajustado de
acordo com o índice de inflação” diz.

Ações continuadas

Até o dia 7 (sábado), várias atividades vão reforçar o processo de mobilização pela inclusão das servidoras e servidores federais. No dia 4 (quarta-feira), tem vigília em frente ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), pela inclusão dos servidores no orçamento. No sábado, 7, está prevista uma nova plenária presencial, e virtual, dos servidores federais em Brasília onde estará em debate a possibilidade de greve no setor para buscar atendimento das pautas de reivindicação que ainda não avançaram.

Comentários Comentar