20 de novembro: Dia da Consciência Negra na Luta Contra o Racismo
Neste Dia da Consciência Negra, o Sintsef-CE se une à celebração e reflexão sobre a importância histórica e cultural do dia 20 de novembro para nossa nação. Esta data marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, o expoente líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência e luta contra a escravidão no Brasil. A escolha desta data tem como propósito de resgatar e valorizar a vasta contribuição da população negra para a construção da identidade brasileira.
Nosso país é marcado pela diversidade étnica e cultural, mas também enfrenta desafios centenários, persistentes até hoje, relacionados ao racismo. Para se ter uma ideia um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz aponta que, entre 2012 e 2019, a taxa de mortalidade por homicídio de jovens negros foi 6,5 vezes maior que a taxa nacional. Além disso, um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) aponta que, das quase 35 mil mortes de jovens entre 2016 e 2020 no Brasil, 80% eram de negros.
O número alarmante de pessoas negras mortas a cada ano no Brasil é um reflexo do racismo que persiste em nossa sociedade. É imperativo que reconheçamos e enfrentemos essas estatísticas, buscando ações concretas para promover a igualdade e a justiça. Após tantos anos da abolição da escravidão, o Brasil conseguiu superar o racismo estrutural que permeia suas instituições? A resposta é clara e uníssona, não.
Refletir sobre o racismo estrutural, é considerar como ele se manifesta nas políticas públicas, no sistema de justiça, na educação e no mercado de trabalho. O Sintsef-CE reafirma seu compromisso em combater qualquer forma de discriminação e trabalhar ativamente para criar um ambiente mais inclusivo e equitativo para todos os seus membros.
Parabenizamos ações que visam à diminuição de tanta desigualdade, como a atitude tomada pelo governo Lula, que através do Projeto de Lei 3061/22, que prorroga e amplia a cotas nas universidades públicas de todo o país, para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência egressas de escolas públicas.
Neste Dia da Consciência Negra, convocamos todos os trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará a se unirem em solidariedade, reconhecendo a importância da luta contra o racismo em todas as suas formas. A construção de uma sociedade mais justa e igualitária depende do engajamento de cada um de nós na desconstrução de preconceitos e na promoção de um ambiente onde a diversidade seja celebrada.
O Sintsef-CE reitera seu compromisso com a promoção da igualdade racial e permanecerá firme na luta por um Brasil onde a cor da pele não seja um fator determinante nas oportunidades e no tratamento dispensado a cada cidadão. Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e justo para todos.
Comentários Comentar