14 dezembro 2023

Delegação do Sintsef-CE chega ao XIV Concondsef e V Confenadsef


A Delegação do Sintsef-CE chegou, na manhã desta quinta-feira (14), ao XVI Concondsef e V Confenadsef, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de dezembro. A entidade elegeu 46 delegados, em seus respectivos órgãos, além de 6 observadores. É uma das maiores delegações do país. Todos trouxeram demandas dos servidores(as) do Ceará para serem discutidas e analisadas junto a entidade representativa.

Com o tema “Fortalecer a organização sindical para reconquistar direitos e reconstruir os serviços públicos”, o congresso terá um formato reduzido, porém híbrido, com a transmissão ao vivo das principais mesas de debate.

Esta é a maior instância deliberativa da Condsef/Fenadsef que representa 80% dos conjunto do funcionalismo. O congresso de modo presencial será o primeiro após a pandemia. A programação conta com debates que vão envolver a conjuntura nacional e devem traçar um plano de lutas e pauta de reivindicações dos servidores e empregados públicos da base da Condsef/Fenadsef.

Reunião da Mesa Nacional de Negociação

Na próxima segunda-feira, 18, acontece a 6ª rodada de negociações da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o governo, confirmada pelo MGI. O secretário de Relações do Trabalho da pasta, José Feijóo, disse que há um empenho por parte do governo e que é provavel que seja apresentada alguma proposta com avanço nas pautas econômicas.

A categoria está no limite e espera respostas efetivas. Sem os avanços esperados o processo de mobilização vem crescendo e a realização de greve para buscar atendimento de pautas urgentes vem sendo debatida pela base como única saída capaz de fazer com que o governo atenda ao pleito dos servidores federais.

 

Atividades Paralelas

Além do congresso, outras atividades serão realizadas na capital. O Sindsep-DF convoca servidores para uma assembleia e ato nessa sexta, 15, a partir das 12 horas, em Brasília, no Espaço do Servidor, no Bloco C da Esplanada dos Ministérios. Na atividade, os servidores vão cobrar do governo previsão de recursos no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) e no PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) para a recomposição salarial em 2024. O governo vem alegando falta de recursos em função do novo arcabouço fiscal.

 

Sintsef-CE na LUTA

Para o coordenador Geral do Sintsef-CE, Flávio Inácio, esse é um momento de grande importância para toda a categoria. “É aqui que nos reunimos, discutimos e tomamos as principais decisões em prol do benefício da vida profissional dos trabalhadores(as) da nossa categoria”, comenta.

Já o outro coordenador Geral do Sintsef-CE, Roberto Luque, frisa a importância da mobilização que está sendo feita durante esse momento em prol de demandas como a reestruturação. Durante o (des)governo Bolsonaro, os servidores experimentaram uma redução de 27% em seus vencimentos, conforme avaliação do Dieese. Durante o governo Lula, já foram recuperados 9% desse montante perdido. A expectativa dos servidores é que a atual gestão corrija essa porcentagem, restituindo as perdas remanescentes, somadas à inflação de cada ano, ao longo do mandato vigente.

Confira as imagens:

Comentários Comentar