11 abril 2024

SINTSEF REALIZA MOBILIZAÇÃO NA EBSERH EM DIA NACIONAL DE LUTA


Na manhã desta quinta-feira (11), os trabalhadores(as) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, (Ebserh) realizaram um ato no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) para pressionar o governo federal.

As trabalhadoras e trabalhadores aguardam a formalização, por parte da empresa, de uma proposta de índice, referente às cláusulas econômicas do ACT. Na última rodada de negociações do ACT, a Ebserh informou que apresentou uma proposta de 14,07%, mas a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) não deu retorno sobre o percentual.

A próxima reunião de negociação acontecerá no dia 18 de abril. A categoria, que já planeja uma greve, quer que seja apresentado um índice de reajuste salarial que leve em conta a inflação do período, mais a recomposição de perdas; correção do vale-alimentação; correção da desigualdade salarial entre os cargos; e reestruturação dos auxílios saúde, pré-escola e escola; entre outras cláusulas.

Em 2023, depois de vários anos de negociação, pela primeira vez, os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh conseguiram fechar um ACT em mesa de negociação, sem mediação da Justiça. Agora, no momento das negociações do ACT 2024/2025, o objetivo é conquistar novos e importantes avanços.

Comentários Comentar