17 junho 2024

SINTSEF-CE PARTICIPA DE MARCHA CONTRA O PL 1904/2024 DA GRAVIDEZ INFANTIL


No último sábado, (15), Fortaleza foi palco de uma grande manifestação contra o Projeto de Lei 1904/2024, conhecido como PL da Gravidez Infantil, vítima de estupro. O evento, que aconteceu simultaneamente em todo o país, mobilizou centenas de pessoas na Praça do Ferreira, de onde partiu em caminhada pelas ruas do centro da cidade, contando com a presença de diversas entidades e movimentos sociais.

O Sintsef-CE marcou sua presença no ato, reforçando o apoio à luta pela preservação dos direitos das mulheres sobre sua saúde reprodutiva e autonomia corporal.
O PL 1904/2024, que tem sido motivo de revolta popular, propõe equiparar o aborto de gestações de crianças estupradas, com mais de 22 semanas, ao crime de homicídio. Essa proposta representa um retrocesso grave e ilógico, principalmente por penalizar as mulheres em situações extremas e de vulnerabilidade. O projeto, de maneira contraditória, acaba concedendo uma pena maior à vítima de abuso do que ao estuprador.

Durante o protesto, foram ouvidos diversos gritos de ordem como “Criança não é mãe, estuprador não é pai”, “Respeitem as mulheres” e “Fora Lira”, evidenciando a insatisfação generalizada com a bancada bolsonarista da Câmara e do Congresso que busca impor retrocessos nos direitos conquistados pelas mulheres.

Comentários Comentar