13 agosto 2024

SINTSEF-CE INICIA O PRIMEIRO SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


Comemorando os 18 anos da Lei Maria da Penha, o Sintsef-CE deu início, na manhã desta segunda-feira (12), ao I Seminário sobre Violência Contra a Mulher, realizado na sua sede em Fortaleza, que acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto. O principal objetivo do evento, oferecidos tanto para filiadas ao sindicato, quanto para mulheres de outras entidades e público geral, é discutir os diversos tipos de violência enfrentados pelas mulheres na sociedade, incluindo violência física, psicológica, moral, sexual, patrimonial, obstétrica, entre outras.

A manhã do primeiro dia foi marcada pela abertura do evento, conduzida pela direção do sindicato, e por uma apresentação cultural do cordelista e desenhista Klévisson Viana, que declamou alguns poemas de cordel sobre a importância da figura feminina.

Em seguida, o primeiro painel de discussões trouxe à tona o debate sobre a história da construção da Lei Maria da Penha. As convidadas para discutir o tema foram a presidenta interina da CUT-CE, Lúcia Silveira, a secretária de Mulheres da CUT-CE, Cláudia Silva, e a professora e vereadora de Fortaleza, Adriana Almeida (PT).

As palestrantes compartilharam informações sobre a construção da legislação, a importância da conquista de direitos e como a Lei Maria da Penha tem sido fundamental para garantir a vida de milhões de mulheres em todo país. Ao fim da exposição as participantes esclareceram dúvidas e compartilharam um pouco de suas vivências.

O segundo painel da manhã abordou o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira, e como essa é uma política pública que auxilía milhares de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade. O momento foi ministrado pela psicóloga, e representante da Casa da Mulher Brasileira, Mayara Viana.

O terceiro painel do dia contou com o tema: “Racismo e asmulheres pretas: Como o racismo intensifica as diversas formas de violência contra a mulher” e foi ministrado pela professora Zuleide Queiroz, que discutiu com quem estava presente sobre as dificuldades encontradas por mulheres pretas no dia a dia, em uma sociedade amplamente racista.

O quarto e último painel do dia teve como tema: “Violência física, psicológica, sexual,moral e patrimonial. Como identificar essas violências das que parecem sutis às mais graves” e foi ministrado por Isabela Pinheiro, que é advogada, doula e membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE.

Comentários Comentar