11 setembro 2024

Sintsef-CE entrega manifesto no Consulado do Equador em Fortaleza em defesa de Jorge Glas e condena violações de direitos


O Sintsef-CE esteve, na manhã desta quarta-feira (11), no Consulado Honorário do Equador em Fortaleza para entregar um manifesto em solidariedade a Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador e preso político. A ação faz parte da Jornada Mundial Pela Liberdade de Jorge Glas e visa denunciar as graves violações de direitos humanos cometidas contra ele. Em abril de 2024, Glas foi preso de maneira arbitrária após uma invasão militar à Embaixada do México em Quito, onde estava asilado diplomaticamente. Essa invasão viola diretamente a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961, que protege o território de embaixadas de ações coercitivas, tornando o episódio uma afronta ao direito internacional. Hoje, em Brasília, o mesmo manifesto foi entregue na embaixada equatoriana.

No documento entregue, o Sintsef-CE e outras entidades exigem, além da imediata libertação de Jorge Glas, a concessão de um salvo-conduto que permita sua saída segura do Equador, conforme já solicitado pelo governo mexicano. O manifesto condena a operação militar e policial que violou os tratados internacionais e os direitos humanos de Glas, destacando que sua prisão foi realizada em desacordo com as normas legais internacionais e pede a responsabilização dos envolvidos.

Comentários Comentar