Sintsef-CE realiza manifestação com servidores, para celebrar os 115 anos do Dnocs
Na manhã desta segunda-feira, (21), o Sintsef-CE realizou uma manifestação junto a servidores(as) em frente ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) que completa 115 anos. O principal motivo do ato foi para protestar contra a grave crise que ameaça a continuidade do DNOCS, o sucateamento e a falta de investimentos no departamento, que foi um dos pilares do desenvolvimento hídrico do Nordeste.
Diminuição no número de servidores(as)
O DNOCS, que já contou com cerca de 15 mil servidores, hoje opera com apenas 400 funcionários, número insuficiente para manter a vasta infraestrutura hídrica sob sua responsabilidade. Sem concursos públicos para recompor o quadro de pessoal, e com a maioria dos atuais servidores perto da aposentadoria, o órgão enfrenta grandes desafios para manter barragens e sistemas de irrigação que garantem o abastecimento de água em regiões afetadas pela seca.
Com a manifestação, o Sintsef-CE busca pressionar autoridades e conscientizar a população sobre a importância do DNOCS. Reforçamos o pedido de investimentos urgentes para salvar o órgão, que há mais de um século tem sido essencial para o desenvolvimento do Nordeste e para a segurança hídrica de milhões de brasileiros.
Nos últimos anos o Sintsef-CE tem empreendido muitas lutas em favor do DNOCS, podemos destacar ações como o Encontro Nacional dos Servidores do órgão, ocorrido em setembro de 2023 que como um dos seus encaminhamentos elaborou uma proposta de reestruturação do órgão, criada a partir de uma parceria entre servidores do departamento e o Sintsef-CE, e que propôs um novo regimento, fortalecendo as ações do DNOCS.
Comentários Comentar