25 novembro 2024

Sintsef-CE participa do Fórum Nacional de Museus em Fortaleza


Na manhã desta segunda-feira (25), o Sintsef-CE participou da abertura da oitava edição do Fórum Nacional de Museus, realizada no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. O evento contou com a presença de representantes nacionais, como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro.

A programação inicial incluiu a palestra “O novo Plano Nacional Setorial de Museus e a consolidação do Sistema Brasileiro de Museus”, realizada das 10h às 11h, e a mesa redonda “Democracia e direito à memória”, às 19h. O fórum segue com atividades gratuitas até o próximo sábado, dia 30, oferecendo painéis temáticos, exposições, minicursos, atividades culturais e mesas redondas em diversos espaços culturais de Fortaleza.

Com o objetivo de consolidar uma articulação nacional para os museus brasileiros e aprovar o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025-2035, o evento reúne profissionais da área, pesquisadores e estudantes.

Luta dos servidores da Cultura

Essa é mais uma ação, dentre várias realizadas ao longo deste ano pela Condsef em âmbito nacional, com o apoio local do Sintsef-CE, em defesa das reivindicações dos trabalhadores do setor cultural. Entre as principais demandas da categoria estão a valorização e reestruturação dos servidores da cultura, que aguardam essa medida há 20 anos; a manutenção dos servidores em seus postos de trabalho; e o reconhecimento do serviço essencial prestado por aqueles que levam a cultura a todos os cidadãos, contribuindo para o fortalecimento da democracia brasileira.
Ruth Vaz Costa, representante do Departamento de Cultura da Condsef (DEC), também está presente no evento e destacou que essa luta é ainda mais necessária após sete anos de medidas devastadoras para o setor cultural no país, durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Ações em Fortaleza

O Sintsef-CE, que acompanha de perto as ações relacionadas à pasta da cultura, reafirma seu compromisso em lutar pelas demandas dos servidores e servidoras do setor, contribuindo para o fortalecimento das políticas culturais e da preservação da memória no Brasil.

Entre as iniciativas realizadas ao longo do ano está a distribuição e afixação de cartazes com mensagens de apoio à criação da carreira da cultura, como ocorreu no evento desta segunda-feira. Destacam-se também as mobilizações feitas ainda no primeiro semestre, incluindo a paralisação de 48 horas aprovada pelos servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Fortaleza e em todo o país, nos dias 10 e 11 de julho, como parte do calendário nacional de mobilização do setor cultural, definido no último dia 12 de junho.

Em Fortaleza, os servidores e servidoras se concentraram em frente à antiga sede da superintendência do Iphan, ao lado do Theatro José de Alencar. De lá, partiram, junto com o Sintsef-CE, para distribuir panfletos que destacavam a importância do fortalecimento do setor cultural e a necessidade urgente de reestruturação das carreiras e melhores condições de trabalho para toda a categoria.

Comentários Comentar