Atos reúnem servidores federais no MTE e IPHAN, em Fortaleza
Nesta quarta-feira, 18 de julho, os servidores federais no Estado do Ceará organizaram-se em atos públicos ocorridos na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE – ExDRT) e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Fortaleza. As manifestações ocorreram pela manhã.
Na SRTE o ato aconteceu em formato unificado com outros setores do serviço público federal, alguns já em greve e outros em mobilização. A manifestação recebeu apoio de várias categorias, como metalúrgicos, caminhoneiros, trabalhadores das confeccções femininas, dentre outras. Também estiveram presentes representantes das centrais sindicais CPS/Conlutas, CUT e Intersindical. Servidores federais do Ministério da Saúde, da Funasa, do Ministério da Fazenda, do DNOCS, do Ministério da Defesa, do IFCE, da previdência e do Ministério do Trabalho e Emprego fizeram coro pelas reivindicações que tem levado a categoria à greve. O movimento teve apoio ainda dos prefeituráveis Heitor Ferrer (PDT) e Renato Roseno (PSOL), que destacarm, em suas falas, a importância do serviço público para a nação.
No IPHAN o encontro foi marcado pela irreverência artística.
Na sede do órgão, em Fortaleza, é pequeno o número de servidores do executivo. Mesmo assim, estes, que realizavam hoje paralisação de um dia, uniram-se na sombra de uma bela mangueira na entrada do órgão e com tintas, pincéis e telas, reproduziram obras de arte em um protesto cheio de beleza, para lembrar a importância do investimento em cultura e preservação.
Os atos em Fortaleza, acompanham o movimento nacional que hoje realiza em Brasília marcha na Esplanada dos Ministérios.
Confira as fotos na galeria!
Comentários Comentar