01 abril 2013

Servidores do DNOCS organizam-se para impedir a extinção do órgão


Na manhã desta segunda-feira, 1º de abril, os servidores do DNOCS organizaram-se para reagir diante da possibilidade de extinção do órgão. O DNOCS é órgão responsável por executar e gerir obras que atuam no combate a seca, em todo o semiárido brasileiro.

No entanto, em reunião com parte da bancada federal nordestina (apenas 17 dos 151 deputados federais), o Ministério do Planejamento, através de seu secretário executivo Alexandre Navarro, deixou clara a intenção do governo de acabar com a autarquia.

Segundo o Ministério, a ideia é criar um novo gestor de águas do semiárido, uma empresa pública que teria as atribuições que o DNOCS tem. A reunião ocorreu em Brasília, na última quarta-feira, antes do feriado da semana santa.

De acordo com o deputado Pedro Eugênio (PT-PE), coordenador da bancada, ficou definido a formação de um grupo de trabalho para discutir a reestruturação dos órgãos públicos que atuam no nordeste, com destaque para o Dnocs.  “Esse grupo deverá ser formado por 1 ou 2 deputados de cada estado e  o convite será estendido aos senadores da região. Nossa intenção é dar celeridade aos trabalhos”, explicou. Ainda ficou acertado a realização de um seminário para discutir o tema, além de uma possível reunião entre os parlamentares nordestinos e a presidenta Dilma Rousseff.

Os deputados da bancada nordestina que participaram da reunião manifestaram-se pela não extinção do órgão.

O Deputado Eudes Xavier (PT-CE), tem encampado de perto a luta pela reestruturação do DNOCS. Hoje ele esteve reunido com os diretores do SINTSEF/CE e em seguida com os servidores do DNOCS para apresentar os detalhes da reunião e juntos traçarem um plano de ação pela revitalização do DNOCS.

A Assecas, com apoio do SINTSEF/CE e demais associações de servidores do DNOCS realizarão ainda um seminário, no próximo dia 12 de abril, para definirem um plano de metas para o órgão. Já está confirmada a presença de representante dos ministérios, de deputados federais, entre eles Eudes Xavier, e do Senador José Pimentel.

O DNOCS é uma instituição centenária que já atuou de várias formas pela melhoria da qualidade de vida da população do semiárido, dentre elas com a construção de açudes, de perímetros irrigados e de unidades de piscicultura. Na década de 90 o órgão chegou a ser extinto, mas uma ampla mobilização dos servidores, com apoio irrestrito do sindicato, fez com que o mesmo reabrisse. A ordem agora é a mesma: lutar incansavelmente pela revitalização do DNOCS, que vem sendo minado, ano após ano, pelo governo, porém que está muito vivo na vida das centenas de pessoas que habitam o nosso castigado semiárido.

Comentários Comentar