ACT EBSERH: Categoria reconhece esforço do TST, mas proposta mantém perdas salariais e sociais
Além da manutenção em estado de greve, saiba o que foi deliberado pelos empregados públicos em assembleia bastante participativa, com mais de 80 pessoas
Na última sexta-feira, 21/06, as trabalhadoras e os trabalhadores da Ebserh no Ceará, realizaram uma assembleia para discutir a proposta divulgada, via You Tube, pelo Tribunal Superior do Trabalho, sobre a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020. O grupo avaliou que foi importante solicitar a mediação do TST, pois a proposta melhorou, entretanto continuam perdendo em relação aos ACTs anteriores.
Diante dessa constatação, deliberaram pela apresentação de uma contraproposta com os seguintes pontos:
- Reajuste correspondente a 70% do INPC acumulado no período de 1º/03/2018 a 28/02/2019 sobre os salários e vantagens de natureza salarial, aplicado a partir de 1º/03/2019 e estendidos aos benefícios.
- Quanto às cláusulas sociais no tocante aos abonos aprovou a manutenção dos 02 (dois) dias de abono.
- No ponto de licença para acompanhar pessoa da família no caso dos empregados que contam com jornada especial aprovou um acompanhamento mensal por um período.
- “Cláusula 15 – (TRABALHO EM DIA NÃO ÚTIL) fica alterada no seu inciso II para contar com a seguinte redação: “Para os empregados que cumprem jornada especial (12 por 36 e 24 por 72), no caso do labor realizado em feriado, fica assegurada a remuneração em dobro, considerando que metade da dobra encontra-se embutida no valor do salário.” A assembleia aprovou manter a proposta do TST.
- 5. A assembleia aprovou que, em último caso, seja feito um novo Termo Aditivo dado ao tempo exíguo até o dia 30 de junho e o recesso do Poder Judiciário que acontecerá no mês de julho.
- 6. A assembleia aprovou a manutenção do ESTADO DE GREVE. Nada mais tendo a tratar, lavro a presente ata. Fortaleza/CE, 21 de junho de 2019.
A contraproposta será encaminhada para a Comissão Nacional de Negociação (formada pelos trabalhadores e a Condsef/Fenadsef). Entre os dias 25 e 28 de junho, a Comissão irá se reunir em Brasília para consolidar as propostas dos estados e participar de novas tratativas junto ao TST.
Comentários Comentar