21 junho 2022

Por uma Funai que proteja seus servidores e os povos indígenas


Ontem (20) a Direção Colegiada do SINTSEF realizou uma Assembleia com os(as) servidores(as) da Funai em Fortaleza para adesão ao Dia Nacional de Paralisação, que será realizado no próximo 23 de junho, aprovado por unanimidade pelos presentes. Na ocasião, também foram relatados os desafios enfrentados pela categoria para a realização do trabalho de proteção aos povos indígenas.

No Ceará, a Fundação tem como sede uma casa antiga com problemas de infraestrutura, sem ar condicionado, falta de pessoal para atender as demandas, ao mesmo tempo em que no campo são perseguidos e ameaçados por criminosos que também ameaçam os indígenas. Existem servidores que vieram de outros estados porque foram ameaçados em seus estados de origem. Uma situação que se repete Brasil a fora.

Em todo o país, a categoria cobra uma audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública e exigem a saída do presidente da Funai, Marcelo Xavier e de sua equipe de ruralistas e militares.

Convidamos todos os servidores públicos, movimentos sociais, movimento indígena e ambiental para somar em defesa do serviço público, da cultura e dos bens ambientais brasileiros. Participe!

Comentários Comentar