26 novembro 2015

Homens pelo fim da violência contra as mulheres


O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas, como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a mulher.
Entre o dia 25 e o dia 6 de dezembro intensificam-se as ações pelo fim da violência contra a mulher, na campanha intitulada Laço Branco. Em 6 de dezembro de 1989, um homem de 25 anos (Marc Lepine) entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Em uma sala de aula, ele ordenou que os homens (aproximadamente 50) se retirassem. Assassinou 14 mulheres e depois saiu atirando pelos corredores e outras dependências da escola, gritando “Eu odeio as feministas”. O crime ficou conhecido como “Massacre de Montreal”.
Assim, o dia 6 de dezembro foi escolhido para que a morte daquelas mulheres (e o machismo que a gerou) não fosse esquecida. Trabalhando junto a diversos órgãos das Nações Unidas e em parceria com organizações de mulheres, a Campanha do Laço Branco hoje está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher.
Em Fortaleza (CE), a Campanha será lançada nesta quinta-feira (26), com uma intervenção na rua a partir das 15h30, no semáforo que liga a Av. Antônio Sales com a Av. Desembargador Arthur Moreira. Na ocasião, representantes da Câmara Temática Gênero, Juventude e Igrejas exibirão faixas com dados relacionados à violência contra a mulher. Os homens que estiverem transitando no local também receberão pulseiras da Campanha. Após o lançamento, a Câmara Temática levará a Laço Branco para outros espaços. Leia mais AQUI e AQUI

Comentários Comentar