09 março 2024

SINTSEF-CE REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DOS DELEGADOS DE BASE DE 2024


Na manhã deste sábado (09), o Sintsef-CE realizou a sua primeira reunião dos Delegados de Base de 2024. O evento contou com a participação de representantes do interior e da capital, na sede do sindicato, em Fortaleza.

Dentre os principais assuntos discutidos na reunião, estiveram a necessidade de reajuste salarial (com reposição das perdas); a reestruturação do serviço público e das carreiras (motivada pela situação precária em que muitos órgãos públicos federais se encontram); a realização de novos concursos públicos (tendo em vista o crescente número de servidores aposentados e o acúmulo de serviço por aqueles que continuam na ativa); e a luta contra a PEC 32/20 (conhecida como a PEC do desmonte do serviço público, idealizada ainda no governo Bolsonaro/Guedes, e que pretende acabar com o serviço público como o conhecemos na atualidade), entre outros.

Para debater com os delegados(as) sindicais, estiveram presentes o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef), Sérgio Ronaldo, e o diretor jurídico da Confederação, Edson Cardoni. Cada representante fez questão de enfatizar a importância do momento em que o funcionalismo público está vivendo. Segundo Sérgio Ronaldo, “No final de 2023, o governo, por meio da ministra Esther Dweck, do Ministério de Gestão e Inovação (MGI), informou que o reajuste dos servidores públicos federais estava condicionado ao ‘excesso’ de arrecadação nos primeiros meses de 2024. Em janeiro, a receita com tributos federais subiu 6,67%, alcançando R$ 280,36 bilhões, o maior valor da série histórica que teve início em 1995. Não há motivos para o reajuste não acontecer”.

“Esperamos que o governo federal reconheça a importância dos trabalhadores do serviço público, um setor tão importante nos últimos anos, principalmente no período de pandemia, onde muitos arriscaram e perderam suas vidas”, diz o secretário-Geral.

Já o diretor jurídico da Confederação, Edson Cardoni, complementou a fala de Sérgio Ronaldo e acrescentou a importância de um reajuste igualitário e não privilegiado. “O Governo não pode beneficiar um setor em detrimento de outro. Por isso, a Condsef vai discutir uma campanha daqueles que não têm carreira, que são os servidores(as) do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), Previdência, Saúde e Trabalho (PST), Educação, que não possuem espaço nas negociações. Já apresentamos a proposta de reestruturação desses cargos e continuamos aguardando uma resposta do governo”, finaliza.

Encaminhamentos

O principal encaminhamento do encontro, acatado por unanimidade pelos Delegados de Base presentes, foi que o Sintsef-CE, em conjunto com as demais entidades representativas dos servidores federais, a CUT-CE e outras centrais, organizem um Grande Ato Unificado nacional (ocorrendo também em Brasília e nos demais estados) no próximo dia 03 de abril de 2024, conforme orientação da Condsef e do Fonasafe, com o objetivo de chamar atenção para a necessidade urgente da recomposição salarial, reestruturação das carreiras e dos órgãos públicos. A manifestação acontecerá em Fortaleza, e o local de concentração será em frente ao prédio da Receita Federal, R. Barão de Aracati, 909 – Aldeota.

Comentários Comentar