21 julho 2016

A greve já nasceu forte: liminar não intimida quem paralisa com responsabilidade


Na manhã de ontem, 20 de julho, os empregados da EBSERH iniciaram greve por tempo indeterminado em todo o país. A greve nasceu forte, alcança elevados índices de paralisação e, certamente crescerá a cada dia, porque é motivada por questões justas, por exemplo, a manutenção do poder de compra dos empregados que tiveram seus salários corroídos pelo processo inflacionário dos últimos 12 meses.
Reunião sobre liminar e escalas da greve
Hoje um grupo de empregados e de representantes sindicais conversaram com o superintendente dos hospitais universitários e chefias das unidades hospitalares (HUWC e MEAC) para discutir as escalas de greve e o cumprimento da liminar (medida judicial de urgência) da EBSERH, determinando que os empregados mantenham em funcionamento os serviços inadiáveis prestados à comunidade. Para tanto, definiu que tais serviços devem funcionar com contingente de empregados não inferior a 75% por cento.
A liminar fala do contigente geral de trabalhadores nas unidades hospitalares. Assim, os empregados da EBSERH (que não são os únicos a trabalharem nas unidades hospitalares) estão organizando suas escalas de greve cumprindo o previsto pela lei.
A Lei de Greve diz, “são necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”. Essa cautela, os empregados da EBSERH, de forma muito responsável, já vinham adotando.
Sábado e Domingo também são dias de greve
A greve dos empregados da EBSERH é por tempo corrido e prazo indeterminado. O intuito da greve é demonstrar ao empregador a insatisfação dos seus empregados, e provocar a suspensão das atividades por eles desempenhadas no intuito de obter conquistas. Nesse sentido, sábado e domingo também é dia de greve, já que seriam dias de trabalho. Não há interrupção da greve no final de semana.
Quadro de greve
Além do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Maranhão e Distrito Federal já paralisaram suas atividades.

Comentários 1 comentário

  • Liduina22/07/2016Responder
    santosliduina@bol.com.br
    VAMOS TODOS PARTICIPAR FAZER UMA GRANDE MOVIMENTAÇAÕ ATÉ A VITORIA