09 agosto 2019

Pré-Conferência de Habitação do Segmento Sindical é realizada na sede do Sintsef/CE


Promovida pela Secretaria de Políticas Sociais da CUT-CE, aconteceu ontem (08) a Pré-Conferência de Habitação do Segmento Sindical, na sede do SINTSEF/CE. O evento teve como objetivo a discussão de políticas públicas para a moradia, além da eleição de delegados e delegadas para participar da III Conferência Municipal de Habitação, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, em Fortaleza.

Daniel Rodrigues, delegado sindical da Federação Nacional do Arquitetos, foi o facilitador do debate na Pré-Conferência. Em discussão, o desmonte da política nacional urbana por parte do Governo Federal, a destruição do Sistema Nacional de Conselhos e sobretudo do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS. Foram eleitos 10 delegados e delegadas titulares e 10 suplentes, que irão participar da III Conferência Municipal de Habitação. Daniel afirma que “nesse momento que a gente ta vivendo um desmonte das políticas públicas como o Sistema Nacional de Habitação e do Sistema Nacional de Cidades, é extremamente importante que os trabalhadores e trabalhadoras se unam para a gente poder fortalecer essa luta e vencer esses desafios”.

Roberto Luque, da Coordenação geral do Sintsef/CE, acredita que a discussão sobre os programas de habitação que estão parados, como o Minha Casa Minha Vida, se fazem necessários diante da conjuntura. Segundo Roberto, “todas essas conquistas sociais estão sendo desmontadas. A medida provisória que privatizava o saneamento caducou, mas o Senador Tasso Jereissati já está encaminhando um projeto de lei com o mesmo conteúdo. Esse debate precisa ser feito na Conferência para tirarmos resoluções que avancem para retomar as conquistas do povo trabalhador.”

Comentários Comentar