31 julho 2019

Quer se aposentar? Saiba quais são os documentos necessários


A ameaça da reforma da Previdência, o envelhecimento da categoria e as dificuldades encontradas pelas servidoras e servidores ao exercer suas atividades diante do atual desmonte do serviço público tem provocado o aumento no número de solicitações de aposentadorias nas autarquias federais. Saiba qual a documentação deve ser entregue no setor de Recursos Humanos dos órgãos para dar entrada no processo de solicitação da aposentadoria.

Xerox acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

  • Último contracheque;
  • Documento de Identidade (RG);
  • Título de eleitor ou comprovante da última votação;
  • CPF;
  • PIS/PASEP;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento;
  • Declaração do imposto de renda (completo);
  • Data do início do exercício;
  • Comprovação de contrato em outras instituições, se houver, constando a carga horária, e comprovação de outras aposentadorias (pensão);
  • Termo de opção: No momento de requerer a aposentadoria é preciso assinar o Termo de Opção para incorporação das Gratificações de Desempenho e o Termo de Opção para incorporação da GACEM (documentos separados).

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