08 abril 2013

Vereador de Fortaleza pede a Câmara Municipal que se engaje na luta pelo DNOCS


No último dia 3 de abril, em pronunciamneto na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), o vereador Acrísio Sena (PT) pediu àquela casa legislativa que se envolvesse na luta pela reestruturação do DNOCS. “É importante que este órgão seja fortalecido em suas ações contra a seca e que sua sede permaneça no Nordeste, aqui no Ceará”, defendeu.
A fala de Sena ressaltou a temática da seca e os graves problemas enfrentados pela população do semiárido. O vereador elogiou os investimentos de R$ 9 bilhões anunciados no dia anterior pela presidenta Dilma Rousseff em visita ao Ceará.
A história das secas na região Nordeste acumula relatos que remontam o século 16. As consequências se repetem: migração desenfreada, epidemias, fome, sede, miséria. À época do Império, criou-se comissão imperial para desenvolver medidas que pudessem atenuar futuras secas.
Na República, criou-se a Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), em 1909. O antigo IOCS, de 1909, veio a transformar-se me DNOCS, que hoje, por sinal, vive em clima de apreensão. “Toda esta história de envolvimento do DNOCS com o combate à seca não pode ser esquecida. É preciso que a Câmara se una aos servidores do órgão na luta pela defesa de seu fortalecimento”, afirmou o vereador Acrísio Sena.
A assessoria do vereador informou ainda que estão preparando uma moção de apoio ao DNOCS, em nome da CMF.

Comentários Comentar