09 abril 2013

Trabalhadores do INCRA apreensivos com futuro do Serviço Público Federal


A direção colegiada do SINTSEF/CE e a assessora jurídica Aderline Farias, estiveram nesta segunda-feira, 8 de abril, conversando com os trabalhadores da superintendência Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no Ceará. A reunião apresentou informes gerais sobre a situação daquela autarquia, informes jurídicos sobre processos que envolvem seus servidores, encaminhamentos focados na luta pela sobrevivência do órgão e eleição de delegados para participar de plenárias em Brasília.
Na ocasião, os trabalhadores do INCRA demonstraram sua preocupação com os rumos que o governo está dando aos órgãos/autarquias federais. A exemplo do que está acontecendo com o DNOCS, sobre o qual o Governo já manifestou claramente a intenção de extinção, o INCRA parece ser o “próximo da rodada”. O que queremos dizer com isso, é que, a partir das falas dos servidores e do acompanhamento da situação do INCRA é possível perceber que o governo mina as atividades da autarquia, que tem problemas com falta de pessoal, corte de orçamento e desvio de suas funções para outros órgãos. Fica evidenciada a intenção de, aos poucos enfraquecer o Instituto, para que, provavelmente, em breve, sejam apresentados os planos de sua extinção, como vive o DNOCS.
Os servidores, que estão empenhados sobre este assunto há algum tempo, destacaram que já foi feito um diagnóstico completo da situação do INCRA, mas que seria preciso ampliar o debate social sobre a questão. Assim, ficou encaminhada a realização de um encontro de cunho técnico e político para traçar um plano de ação em defesa do autarquia. A intenção é unir forças para reforçar esta luta. A ideia será levada para discussão nos fóruns da Condsef para que tenha uma amplitude nacional, já que a proposta é que sejam realizados estes encontros em cada estado e, após esta fase, seja feita uma reunião nacional para agrupar as discussões.
Plenárias – A reunião no INCRA elegeu o diretor do SINTSEF/CE Bezerra como delegado para participar da plenária da Condsef, no próximo dia 26 de abril. O delegado também foi eleito para a plenária setorial do INCRA/MDA, que ocorre no dia 23 do mesmo mês, para a qual também irá a servidora Sandra Mota, delegada nata, por ser integrante do DARA (Departamento de Agricultura e Reforma Agrária) da Condsef.
Delegados de base – A reunião marcou ainda, para o próximo dia 29 de abril, assembleia para eleger os delegados de base do SINTSEF/CE. A assembleia ocorrerá no auditório do INCRA, às 9h. O número de delegados depende da quantidade de servidores presentes na assembleia, conforme rege o estatuto do SINTSEF/CE
(Leia mais sobre o Conselho de Delegados )

Comentários Comentar