26 janeiro 2024

Servidores Públicos federais organizam manifestação unificada em frente ao Prédio da Receita Federal


Trabalhadores(as) do serviço público federal em todo o país realizaram na última quarta-feira, 24 de janeiro, um Ato Unificado para reivindicar ao governo federal demandas urgentes da categoria. Em Fortaleza a manifestação ocorreu em frente ao prédio da Receita Federal, localizado na rua Barão de Aracati, 909 – Meireles, e contou com a participação de servidores dos mais diferentes órgãos federais,  e cerca de 30 entidades representativas, e centrais trabalhistas como a CUT e Condsef.

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará (Sintsef-CE), responsável local pela organização do Ato, esclarece as principais demandas da manifestação que vão desde a necessidade do reajuste salarial (que há mais de seis anos segue defasado sem correções significativas); a reestruturação do serviço público (motivado pela situação precária que muitos órgãos públicos federais encontram-se); realização de novos concursos públicos (tendo em vista o crescente número de servidores aposentados e o acumulo de serviço por aqueles que continuam na ativa); até a luta contra a PEC 32/20, (conhecida como a PEC do desmonte do serviço público, idealizada ainda no governo Bolsonaro/Guedes, e que pretende acabar o serviço público como conhecemos na atualidade), dentre outras.

Segundo o coordenador Geral do Sintsef-CE, Roberto Luque, as últimas propostas apresentadas pelo governo não condizem com as reais necessidades de milhares de trabalhadores(as) do serviço público, principalmente os aposentados e pensionistas. “Na última reunião que tivemos com o governo nos foi apresentada uma proposta que sugere um reajuste de 9%, divido em 0% em 2024 e 4,5% em 2025 com o mesmo percentual em 2026; aumento no valor do vale-alimentação e nos auxílios-saúde e creche em 2024 para todos os servidores da administração pública federal em atividade, e isso não supre as necessidades dos servidores”, finaliza.

Para o coordenador Geral do Sintsef-CE, Flávio Inácio, a data da manifestação é muito significativa, pois é quando é comemorado o Dia Nacional de Luta de Aposentadas e Aposentados. “Este é um momento de grande importância para todos os trabalhadores do serviço público federal em todo o país, inclusive dos aposentados, que dedicaram toda sua vida laboral ao serviço público e que agora se veem sem reajustes necessários, como o que é concedido no auxílio alimentação. Há anos lutamos por melhorias por quem está na ativa e quem já se aposentou. Esse momento é por todos, nenhum direito a menos”, finaliza.

Comentários Comentar