27 agosto 2012

Começa o 10º Congresso do SINTSEF/CE


Começa nesta terça-feira o 10º Congresso do SINTSEF/CE. Confira os palestrantes que irão enriquecer nosso debate:

Aécio Alves Oliveira– Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1969), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1975) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal do Ceará. Tem preferência na área de Economia em Estado e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: mundo do trabalho, economia ecológica, economia solidária, reestruturação produtiva, macroeconomia e financeirização da economia.

José Ricardo Basílio da Silva  – Coordenador do Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).O MST é um movimento social camponês, autônomo, fundado oficialmente em 1983, que luta pela terra, pela Reforma Agrária e pelas transformações sociais necessárias para o Brasil. Desde a sua fundação, o Movimento Sem Terra se organiza em torno de três objetivos principais: Lutar pela terra; Lutar por Reforma Agrária; Lutar por uma sociedade mais justa e fraterna.

Leidiano Farias  – Militante do Movimento Consulta Popular no estado do Ceará. O movimento, iniciado em 1997, tem como proposta principal a contribuição na construção de um ‘Projeto Popular para o Brasil’. Os militantes defendem que o povo brasileiro, deve construir um projeto que organize o uso de sua capacidade criativa e produtiva, tendo em vista atingir um futuro desejado. Segundo eles, o Projeto Popular é a força social organizada do povo brasileiro lutando para executar seu programa político de mudanças estruturais na sociedade.

Sérgio Ronaldo é  secretário de Imprensa e Comunicação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). É servidor da FUNASA e exerce pela 3ª vez mandato na direção executiva da Condsef. Natural de Pernambuco, Sérgio está desde 93 no movimento sindical, tendo suas raízes no SINDSEP-PE.

Jorge Luis de Oliveira é Graduado com licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1987), Especialista em Metodologia da Pesquisa em Educação (1992), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Doutor em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFC (2012). Tem experiência na área de Filosofia e no campo sindical como Formador Político. É autor do Livro “Alienação, Trabalho e Emancipação Humana em Marx”, Organizador do Livro “Marxismo, Educação e Luta de Classes, e co-autor do livro “Filosofia em Onze Atos”.

Eudes Baima  – Possui mestrado em Educação Brasileira (1996) e doutorado em Educação Brasileira (2010), ambos cursados na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política educacional, planejamento e gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, planejamento, gestão, história da educação e filosofia da educação. Atua nos grupos de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), ligado ao Centro de Educação (CED) da UECE e no Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS), ligado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UECE.

Wil Pereira  é Vice presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE). Desde 1997, Francisco Wil é metalúrgico. Além de ocupar cargo na executiva da CUT-CE é também integrante da executiva da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/ CUT), que recebeu essa denominação em 1992. Até então, a CNM/ CUT funcionava como Departamento Nacional dos(as) Metalúrgicos(as) da CUT.

Adelaide Gonçalves é doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). E tem pós-Doutorado no Instituto de História e Teoria das Idéias, da Universidade de Coimbra. Foi Diretora Pedagógica da Escola Judicial do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 7ª REGIÃO . Ocupa o cargo de professor Associado da Universidade Federal do Ceará e Coordena o Núcleo de Trabalho do Memorial da UFC. Adelaide é Professora da Escola Nacional Florestan Fernandes do MST-Brasil, Tem experiência na área de Teoria da História, História do Brasil e História de Portugal, com ênfase na República e História das Ideias, atuando principalmente nos seguintes temas: anarquismo, mundos do trabalho, memória, imprensa operária, historia do livro, práticas de leitura, imigrantes, bibliotecas, revistas.

Marcelo Lettieri – É Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 15 de julho de 1999. Graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1994), com Mestrado (2002) e Doutorado (2004) em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE;  é professor colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Prof. Convidado do FGV/Management da Fundação Getúlio Vargas – FGV. É pesquisador do CNPq na área de Economia, atuando principalmente nas seguintes áreas: política e administração tributárias, evasão fiscal, crescimento econômico, pobreza e desigualdade de renda e desenvolvimento de modelos econométricos de análise econômica.

Vito Giannotti é Filho de italianos e chegou a São Paulo em 1964, quando trabalhou como metalúrgico. Cursou sociologia durante um ano, parou para fazer política e nunca mais voltou. Giannotti atuou intensamente no movimento sindical no início dos anos 1990. Juntamente com jornalistas e professores fundou o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), entidade que realiza cursos para dirigentes sindicais e jornalistas sobre comunicação sindical e popular. É autor de mais de 20 livros, dentre eles O que é Estrutura Sindical , CUT ontem e Hoje, Muralhas da Linguagem , O que é Jornalismo Operário,História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil, dentre outros.

Comentários Comentar