01 novembro 2012

Conferências debatem temas para formulação da política nacional de desenvolvimento regional


As propostas para o desenvolvimento das macrorregiões brasileiras, que vão contribuir com a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), serão discutidas em conferências por todo o país. A iniciativa tem autoria do Ministério da Integração Nacional em parceria com Ipea.
Já ocorreram as conferências das regiões sudeste, sul e norte.
O Nordeste discute suas estratégias para reduzir as desigualdades econômicas e sociais, em Salvador, de 6 a 8 de novembro. Por fim, a última etapa acontece em Goiânia (GO), de 12 a 14.
O objetivo dos encontros é dar continuidade aos debates das edições estaduais, para definir princípios e diretrizes para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.  Esta será explorada na conferência nacional, que acontecerá em Brasília, em fevereiro de 2013.
O Dnocs é um dos atores que participa da conferência do Nordeste, representado pelo diretor geral Emerson Fernandes, e pelas servidoras Kátia Távora, como delegada titular, e Maria de Lourdes, como suplente.
Como o órgão está lutando pela sua reestruturação este é um momento propício para mostrar a necessidade de sua interferência no semiárido brasileiro, como garantia de vida mais digna para as populações que vivenciam a estiagem como rotina.
Por ocasião da conferência estadual no Ceará, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, conheceu o centro de psicultura do Dnocs, em Pentecoste (foto). Na ocasião, afirmou que o Ministério vai investir R$ 10 milhões, em 2013, em pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas e aproveitamento de pescado.

Comentários Comentar