20 maio 2020

Em defesa da vida, contra a militarização da saúde, fora Bolsonaro Genocida!


Confira editorial da Direção Colegiada do Sintsef diante dos mais de mil mortos por dia devido a Covid-19

No dia em que o Brasil chega aos 1.179 óbitos em 24 horas por conta da Covid 19, o Presidente Jair Bolsonaro anuncia a liberação da Cloroquina para casos leves como protocolo oficial de tratamento no Sistema de Único de Saúde, enquanto deixa a frente do Ministério da Saúde um militar (Eduardo Pazuello) que nomeia mais outros 9 para cargos do primeiro escalão da pasta. São profissionais despreparados que entram em postos antes ocupados por quem tinha experiência na gestão da saúde pública.

Uma tragédia que revela a falta de planejamento e de vontade política em combater com seriedade a pandemia enfrentada pelo país com o Novo Coronavírus. Infelizmente não há comprovações da eficácia da Cloroquina e da Hidroxicloroquina no tratamento da Covid 19. O que temos de mais concreto são estudos sobre as severas contraindicações do fármaco. Entretanto, no lugar de pensar ações para ampliar os leitos em hospitais públicos e medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o presidente prefere fazer lives na internet para desqualificar a ciência, a imprensa e seus adversários.

Esse comportamento já está afetando até a credibilidade de Bolsonaro com empresários, uma vez que a crise sanitária só aumenta, ampliando o tempo que a economia vai levar para se recuperar. O (des)Governo segue mostrando cada vez mais instabilidade em todos os ministérios, onde escândalos são utilizados para esconder corrupção, a falta de políticas e de iniciativas que façam a máquina pública funcionar.

Enquanto isso, a população segue adoecendo, perdendo empregos e enterrando seus familiares. O desdém que Bolsonaro mostra diante do sofrimento do povo e sua total inoperância diante da pandemia, o torna um genocida, responsável pela morte de milhares de pessoas. Essa situação tem que mudar! Ele precisa ser responsabilizado por suas atitudes!

Por isso no próximo dia 27 de maio, a Condsef/ Fenadsef em conjunto com outras entidades que representam os servidores públicos, movimentos sociais e demais entidades sindicais estão articulando um grande ato para “Em defesa da vida, pedir o Fora Bolsonaro”. Fiquem atentos que nos próximos dias vamos divulgar mais informações. Participe, engaje a família e os amigos para juntos consigamos estancar essa sangria. Pelo fim do governo Bolsonaro!

Comentários Comentar