25 julho 2012

Em greve servidores do Incra e Ministério do Densenvolvimento Agrário protestam distribuindo alimentos


Na manhã desta quarta-feira, 25 de julho, os servidores do Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério do

Desenvolvimento Agrário (MDA) estiveram reunidos na Praça do Ferreira, em Fortaleza, em movimento de manifestação da greve.

Na ocasião, além das tradicionais falas e notas destinadas à população, os servidores protestaram distribuindo alimentos oriundos da agricultura familiar e mudas de árvores frutíferas. Arroz, feijão, milho, goma (fécula de mandioca), batata doce, banana foram alguns dos itens distribuídos. A concentração teve início às 10h, mas os alimentos começaram a ser entregues ao meio dia, horário escolhido para marcar o evento, que se multiplicou por todo o país. O objetivo da manifestação foi divulgar o trabalho desenvolvido pelos dois órgãos paralisados. Ao todo 28, das 30 superintendências do Incra estão em greve no Brasil.

‘’A gente busca chamar a atenção da população para a desestruturação e a falta de capacidade de levar desenvolvimento aos projetos de assentamento criados pelo Incra e aos agricultores familiares apoiados pelo MDA’’, afirmou o diretor da Confederação Nacional das Associações de Servidores do Incra (Cnasi), Reginaldo Marcos Aguiar, em matéria publicada pela Agência Brasil.

Este ano a verba destinada aos órgãos sofreu corte de 25%, caindo de R$ 4 bilhões para R$ 3 bilhões. A redução dificulta o trabalho dos servidores. Além do incremento de pelo menos 50% no orçamento, o movimento grevista reivindica equiparação salarial com os funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A paralisação do Incra e MDA já dura mais de um mês.

Comentários Comentar