20 julho 2016

Greve dos empregados da EBSERH segue forte


De acordo com informações da CONDSEF, até o momento, doze unidades da Ebserh em sete estados – Bahia (2); Ceará (2); Maranhão (1); Minas (2); Mato Grosso (1); Pernambuco (1); Piauí (1) – e o Distrito Federal (2) registram paralisação de atividades. A Confederação protocolou na segunda-feira uma petição ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) buscando assegurar o legítimo direito de greve dos trabalhadores e solicitando audiência em caráter de urgência na tentativa de mediação do conflito instalado.
O processo de negociações envolvendo o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Ebserh chegou a um impasse, o que gerou a decisão dos empregados de iniciar a greve. A Ebserh apresentou índices abaixo da inflação, sendo 8% para remuneração e 9% para benefícios. Os trabalhadores querem um percentual que apenas reponha a inflação do período do acordo, isto é, 10,36% desta forma embora não haja ganho real não haveria perda salarial. As cláusulas sociais também são objeto de desentendimento, visto que há questões simples ainda não resolvidas por falta de vontade da empresa.
No Ceará, paralisados desde o último dia 20, os empregados tem se reunido diariamente entre o Hospital das Clínicas (Hospital Universitário Walter Cantídio) e a Maternidade Escola (MEAC). Na última sexta-feira receberam a animação do Palhaço Colorau e com irreverência relembraram à população os itens de sua pauta de reivindicações. A greve segue forte e os trabalhadores resistentes!

 

Confira abaixo a pauta dos empregados:

Pela assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016-2017 com reais benefícios aos trabalhadores;

Reposição da inflação (10,36%) com ganho real;

Pelo auxílio-alimentação (10,36%) em pecúnia;

Regime de plantão de 12 x 36hs de trabalho diurnos;

Redução da jornada de trabalho para 30hs;

Revisão do plano de carreira, cargos e salários;

Implantação da previdência complementar;

Progressão e titulação;

Contra o Assédio Moral;

Por melhores condições de trabalho;

Contra a Reforma da Previdência;

Mais recursos para a saúde e educação;

Contra a privatização das estatais;

Em respeito ao Estado Democrático de Direito no Brasil.

Clique e confira as fotos.

Comentários 2 comentários

  • nildaroberto@hotmail.com20/07/2016Responder
    nildaroberto@hotmail.com
    É muito importante o apoio que vcs estão dando aos nossos companheiros da EBSERH meste momento. Mas, eu quero dizer para os Srs coordenadores, que estão esquecendo da prata da casa. Hoje os agentes de saúde públicos,passam por vários constrangimentos, dentro dos orgãos aos quais foram cedidos. Por parte de suas chefias, que, na maioria são terceirizados. E colocam nossos companheiros de molho,sem lhes dar atribuições. Atualmente, muitos estão sacrificando suas licenças premio para completar suas aposentadoria. por se encontrarem nesta situação. Um exemplo bem atual disto, foi o que aconteceu com os companheiros da 1ªCRES de Fortaleza.que tiveram de sair do seu local de trabalho e hoje se encontram nesse dilema. E que não receberam nenhum apoio por parte do nosso sindicato. Queríamos que o nosso sindicato se preocupasse mais com seus filiados, e que nós tivéssemos um pouquinho de respeito.(Marcelo Coelho).
    • Luciana25/11/2016Responder
      lucianabarrozo@gmail.com
      Caro Marcelo, a direção está cotidianamente visitando os locais de trabalho. Verifique com o delegado de base do seu local o calendário de visitas, caso não haja nenhuma agendada fique a vontade para solicitar. A ideia é agregar filiados, para sermos cada vez mais fortes, e não concorrer entre filiados. Para o SINTSEF/CE todos os filiados são de extrema importância. Obrigado pela colaboração.