26 março 2018

Mês das Mulheres no SINTSEF – Memória e reconhecimento em tarde de premiação


Reencontros e fortes emoções marcaram a entrega do Prêmio Socorro Leal, em mérito às pioneiras na fundação do Sintsef. A solenidade aconteceu com auditório lotado na sede do Sindicato, no último dia 23 de março (sexta-feira).

Com o início da tarde, aos poucos as pessoas foram chegando na sede do Sintsef, a cada encontro filiadas e filiados trocaram muitos abraços, sorrisos e as lembranças dos momentos partilhados na luta pela defesa do serviço público no Ceará e no Brasil. Antes de começar o evento, o auditório lotado pode assistir um vídeo dos primeiros 10 anos do sindicato. Em seguida, a cerimônia teve início com as falas da coordenação do coletivo de mulheres, feita por Flávia Sabóia, dos coordenadores gerais, Roberto Luque e Adriano Duarte e da representante das mulheres da CUT, Rita Ferreira.

Depois dos protocolos e das falas calorosas de saudação, foi o momento de deixar a emoção falar mais alto. Primeiro foi tempo de lembrar da companheira Socorro Leal. A  servidora do DNOCS e falecida em 2016 nomeia a premiação do dia, pelo reconhecimento de sua trajetória comprometida com as lutas dos trabalhadores do serviço público. Em agradecimento, sua irmã leu uma carta que escreveu como se conversasse com Socorro, se ela estivesse presente assistindo a cerimônia. A fala embargada e olhar marejado emocionaram a todos os presentes.

Logo depois, um vídeo de entrevistas com algumas fundadoras abriu a premiação, uma a uma, as 15 (quinze) mulheres, que fizeram parte da primeira direção do sindicato, foram chamadas para receber uma singela placa em simbologia ao mérito do esforço e militância dos tempos de redemocratização e da ofensiva neoliberal de Collor e Fernando Henrique Cardoso. As que desejaram agradecer, falaram da curiosidade ao receber o convite para a premiação, os desafios do ser mulher na política naquela época e da solidariedade dos companheiros de luta que também fizeram parte da primeira direção do Sintsef.

A entrega do Prêmio Socorro Leal, foi a atividade escolhida pela direção colegiada e pelo Coletivo de Mulheres do Sintsef para dar visibilidade ao mês de lutas das mulheres, vale lembrar que no dia internacional da mulher, 08 (oito) março, às servidoras federais também estiveram presentes nos atos públicos em defesa dos direitos de combate à violência contra às mulheres.

A participação política das mulheres permanece como um desafio para as organizações políticas, entretanto muito já foi conquistado e o esforço dessas companheiras encoraja as novas gerações que lutam contra o patriarcado, o capital e todas as formas de opressão.

Ao final, depois das fotos, algumas lágrimas e muitos sorrisos, caiu a noite e as mulheres e homens presentes continuaram trocar lembranças nas conversas informais durante um breve coquetel. Ficou de lição, que em tempos difíceis como o que se vive na atual conjuntura de golpe e nova ofensiva neoliberal, construir momentos em que a esquerda possa partilhar a memória e os afetos das lutas também podem ser uma forte estratégia de resistência.

 

Comentários Comentar