04 fevereiro 2020

Reforma administrativa – PEC emergencial vai cortar salários e impedir investimentos no serviço público


A reforma administrativa está entre as prioridades para o Congresso Nacional que retomou ontem (03) as sessões plenárias. A reforma foi enviada no ano passado pelo governo Bolsonaro com o Plano Mais Brasil. Entre elas está a Proposta de Emenda Constitucional 186/19 que deverá reduzir até 26% dos salários de servidores públicos.

Com pressa, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) já afirmou que o rito de discussão da reforma administrativa pode ser abreviado entre os deputados, depois de ser aprovada pelo Senado.

A PEC 186/19, apelidada de “PEC Emergencial”, foi apresentada no dia 5 de novembro, pelo líder de Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), propõe 3 mudanças estruturais nas finanças públicas, todas com impactos sobre os direitos dos servidores públicos:

1) torna permanente o Teto de Gasto Público, de que trata a EC 95;

2) estende sua aplicação aos estados, Distrito Federal e municípios; e

3) vincula a aplicação do Teto de Gasto à chamada “Regra de Ouro”. Além disso, veda que qualquer lei ou ato conceda ou autorize o pagamento, com efeitos retroativos, de despesa com pessoal, qualquer que seja a natureza da parcela ou benefício.

Dois pesos, duas medidas

Enquanto quer cortar os salários dos servidores para acabar com os gastos públicos, o governo, por meio do Ministro Sério Moro, anunciou um aumento para a polícia federal que custará R$ 7,8 milhões aos cofres da União. Vale lembrar que os servidores públicos estão há quatro anos sem reajuste salarial.

Argumento é mito!

Os salários dos servidores não são exorbitantes, como faz crer o senso comum. De acordo com dados do Fonacate, os cerca de 10,5 milhões de trabalhadores do Executivo, nas três esferas –– têm remuneração média de R$ 3.800. É verdade que existem salários que chegam a ultrapassar o teto constitucional, mas esses sobre esses desvios que o executivo deveria atuar.

É preciso barrar o desmonte do Estado brasileiro.  Participe das nossas atividades de mobilização.  A presença das servidoras e dos servidores públicos é fundamental.

Saiba mais

Confira análise do DIAP sobre a PEC 186

 

 

Comentários Comentar