09 novembro 2011

Reunião discute questão dos intoxicados da Funasa


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 9 de novembro, uma reunião da Comissão mista da Câmara e do Senado, convocada pelo Senador Paulo Paim, em audiência pública ocorrida no último dia 25 de outubro, sobre a problemática dos servidores da Funasa (ex-sucam) intoxicados por produtos usados no trabalho.

A reunião contou com a presença dos deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Mauro Nazif (PSB-RO), do assessor jurídico do Sen. Paulo Paim, Thiago Tobias e dos diretores da Condsef Sérgio Ronaldo, Luis Carlos Macêdo, Josemilton Costa, Maurício Valença, Jussara Griffo e Gilberto Cordeiro, do presidente da Funasa, Gilson Queiroz, o chefe de RH do Ministério da Saúde, Joselias Silva e do Chefe de Gabinete do Ministério da Saúde/SUS Marcos Quito.

A reunião foi considerada positiva, a medida que tanto os parlamentares demonstraram apoio, como os representantes do governo se disseram abertos para avaliar o problema. Como principais encaminhamentos ficaram: 1) a elaboração de uma agenda de trabalho interna no Ministério da Saúde/ Funasa para tratar a questão; 2) a criação de um GT, com participação da CONDSEF, que após constituído, terá o prazo de 90 dias para encaminhar a discussão rumo a uma solução para o problema.

Em vários momentos o Dr. Marcos Quito destacou a intenção do Ministério em encontrar uma solução, segundo ele é preciso que se estabeleça um parâmetro em relação ao diagnóstico referente a intoxicação. Quito pediu ainda que evitassem o tensionamento em relação a questão e que a busca da solução fosse conjunta. Os parlamentares presentes frisaram que o problema dos intoxicados já se arrasta a cerca de duas décadas e que a causa é mais que urgente de solução.

Comentários Comentar