27 julho 2015

Nossa homenagem a Vito Giannoti


“A luta continua, porra!” mas continua com um saudade danada de quem se tornou imprescindível a ela.

Italiano de nascença, brasileiro por escolha, carioca por semelhança, operário por profissão, comunicador por vocação, encantador por existência: Vito Giannoti.

Falecido na sexta-feira, 24, Vito deixa em nós várias lições. Desde o primeiro contato do SINTSEF/CE com suas ideias, em 2010. Giannotti passou a fazer parte de nossa entidade: esteve em cursos de comunicação, oratória, formação política, no 10º Congresso, em 2012 e nas comemorações dos 26 anos do SINTSEF em abril deste ano. Fez-se presente em nossa luta com força, simpatia e carisma sem igual. A nós fica a tristeza de sua partida, a felicidade de ter partilhado um pouco de sua existência neste mundo e a riqueza de comungar de suas ideias e ideais, para sempre!

Incansável, Gianotti nunca desanimava frente às dificuldades da conjuntura, fossem elas quais fossem. Como lembrou o jornalista carioca Gustavo Barreto, quando todos já estavam cansados de tanta injustiça, tanta dor e tanta exploração, lá vinha ele gritando: ‘levanta garoto’. “Ele reenergizava todos”, resumiu. Sua enteada, Luiza Santiago, lembrou a frase do padrasto que se tornou célebre no mundo sindical brasileiro:

“A luta continua, porra!” Carta Maior

“Vito Giannotti era uma referência para todos nós que lutamos por uma Brasil melhor, mas particularmente para os que atuam na luta pela democratização da comunicação”. Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

“Suas palestras eram movidas a sonho e convicção. Com a mesma fluidez de suas prosas. Era crítico ácido de sindicatos e movimentos que desprezam a necessidade de produzir comunicação de qualidade com a sociedade – com linguagem respeitosa e clara, com elegância, com profissionalismo”. Rede Brasil Atual

Comentários Comentar