04 abril 2024

ATO UNIFICADO REÚNE CENTENAS DE SERVIDORES FEDERAIS EM FORTALEZA POR REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS


Na manhã desta quarta-feira (03), os servidores públicos federais, juntamente com entidades representativas, centrais trabalhistas, movimentos estudantis e populares, realizaram um Grande Ato Unificado para pressionar o governo federal por reestruturação das carreiras públicas, reajuste salarial e pelo fim da PEC 32/20.

Com faixas, bandeiras e cartazes os servidores federais concentraram-se no pátio da Reitoria da UFC, em Fortaleza, de onde os manifestantes saíram para o cruzamento das avenidas 13 de Maio e Universidade. Os trabalhadores(as) chamaram a atenção da população que passava pelas ruas para as reivindicações da categoria.

Sintsef-CE na luta

A manifestação contou com a participação de servidores da capital e do interior do estado, vindos de diferentes regiões do Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe, Região Norte, Inhamuns, Três Climas e Sertão Central, com o apoio de suas respectivas delegacias sindicais de base.

Greve em todo país
Servidores federais estão em pleno processo de ampliação de um movimento grevista que já conta com a paralisação dos técnico administrativos das Instituições Federais de Ensino e operação-padrão (apenas serviços administrativos) em pelo menos 16 categorias, mobilização dos servidores da Área Ambiental e Agrária.

Reestruturação de Carreiras
Os planos de carreira dos servidores federais precisam de reestruturação imediata. Há mais de trinta anos não existe reestruturação da maioria das carreiras, e de lá para cá a defasagem só aumentou. Setores como: Previdência, Saúde e Trabalho (PST); Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE); Técnicos Administrativos de Educação (TAE); e Plano Especial de Cargos (PEC’s); vêm sendo deixados para trás quando se trata de reestruturação. Esses trabalhadores(as) representam 80% do funcionalismo público.

Comentários Comentar